
TEXTO" MEU PRIMEIRO BEIJO" - ANTONIO BARRETO
Série: 9º ano
- Imagem: levantamento de hipóteses.
· Música: Beijinho doce (versão atual – youtube)
· Leitura do texto (projetado no telão)
· Trabalho de intertextualidade entre pessoas de diversas origens, povos, significados por meio de imagens projetadas.
· Divisão da sala em grupos e eles produzirão um texto com a mesma temática, mas com personagens diferentes, exemplos: o primeiro beijo entre dois jovens roqueiros, dois religiosos, dois idosos recém-viúvos.
· Para finalizar cada grupo produzirá um vídeo com o tema “Beijo” aplicando diferentes abordagens, exemplos: religiosidade, afetividade, curiosidades, diversidade cultural e biológica, etc.
· Música: Beijinho doce (versão atual – youtube)
· Leitura do texto (projetado no telão)
· Trabalho de intertextualidade entre pessoas de diversas origens, povos, significados por meio de imagens projetadas.
· Divisão da sala em grupos e eles produzirão um texto com a mesma temática, mas com personagens diferentes, exemplos: o primeiro beijo entre dois jovens roqueiros, dois religiosos, dois idosos recém-viúvos.
· Para finalizar cada grupo produzirá um vídeo com o tema “Beijo” aplicando diferentes abordagens, exemplos: religiosidade, afetividade, curiosidades, diversidade cultural e biológica, etc.
TEXTO: O PRIMEIRO BEIJO - MACHADO DE ASSIS
Série: 9º ano
· - Estratégias Data show para antes da leitura:
- Levantamento sobre o estilo da escrita de Machado de Assis e sobre a época em que ele viveu e escreveu seus textos.
- Expectativas em relação ao texto e levantamento de hipóteses.
- Questionamento sobre o que se pensa do assunto "primeiro beijo" hoje e como deveria ser no século XIX.
Estratégias de durante a leitura:
- Leitura compartilhada e comentada.
- Confirmação ou não das hipóteses levantadas antes da leitura e das informações de conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto, a época e o autor.
- Compreender vocabulário.
Estratégias para depois da leitura:
- Construir coletivamente o sentido semântico do texto.
- Troca de impressões sobre o texto e o estilo de Machado de Assis.
- Verificar se as expectativas de leitura foram de acordo com a previsão.
Avaliação:
- Montagem de um painel com a "evolução do beijo" - cartaz, painel ou slides de cenas, textos e situações que mostrem beijos através dos tempos.
- Trabalhar com músicas e/ou poemas que tratem do tema.
- Levantamento sobre o estilo da escrita de Machado de Assis e sobre a época em que ele viveu e escreveu seus textos.
- Expectativas em relação ao texto e levantamento de hipóteses.
- Questionamento sobre o que se pensa do assunto "primeiro beijo" hoje e como deveria ser no século XIX.
Estratégias de durante a leitura:
- Leitura compartilhada e comentada.
- Confirmação ou não das hipóteses levantadas antes da leitura e das informações de conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto, a época e o autor.
- Compreender vocabulário.
Estratégias para depois da leitura:
- Construir coletivamente o sentido semântico do texto.
- Troca de impressões sobre o texto e o estilo de Machado de Assis.
- Verificar se as expectativas de leitura foram de acordo com a previsão.
Avaliação:
- Montagem de um painel com a "evolução do beijo" - cartaz, painel ou slides de cenas, textos e situações que mostrem beijos através dos tempos.
- Trabalhar com músicas e/ou poemas que tratem do tema.
A literatura é muito rica e inspiradora, basta usar o estímulo certo e o restante fica com a criatividade e a imaginação do leitor, seja ele aluno o professor.
ResponderExcluirSim com certeza a inspiração é a chave para o aprendizado, pois é com ela podemos viajar a qualquer lugar do mundo imaginário e atingir o climax.
ResponderExcluir