TEXTO 'PAUSA' MOACYR SCLIAR
Série : 9ano
Oralidade Qual o significado da palavra “pausa”? Em qual contexto ela aparece?Para o que você faria uma pausa? Como você faria essa pausa?
Leitura de imagens (pessoas lendo, passeando em um parque ou descansando)
De que forma essas atividades significam uma pausa?
Escreva um pequeno texto (até 5 linhas) sobre como e por quê você gostaria de fazer uma pausa.
Socialização dos textos produzidos pelos alunos.
Solicitar que os alunos procurem no texto palavras em que possam supor os sentidos.
Exemplos:
Cenho
Fronte
Lanços
Carcomido
Vorazmente
Ressoava
Tripé
Furtivamente
Espessas
Discutir com os alunos os significados dados.
Expor os significados das palavras e solicitar que os associem com as palavras da atividade anterior.
Realizar a leitura pausada e coletiva, instigando a curiosidade dos alunos por meio de perguntas sobre os acontecimentos que seguirão no texto.
Em data show, ler o texto na íntegra. O professor selecionará um aluno para ser um narrador e outros para serem as personagens.
Dividir a sala em dois grupos e realizar o jogo “Stop”, com as seguintes perguntas?
Quais características da mulher?
Quais as características do homem?
Por que a mulher aparece como personagem secundária?
Onde Samuel ficava aos domingos?
Por que o título do texto é pausa?
O que é a carga mencionada no texto?
Por que o personagem sai aos domingos? Por que ele troca de nome?
Intertextualidade
Relacionar elementos do sonho do personagem com conteúdos históricos (descobrimento do Brasil, revolução industrial, índios, etc.) e geográficos (planícies, etc.)
Usar trechos do filme “Click” para visualizar a insatisfação nos relacionamentos e na necessidade da fuga por meio da “pausa”.
Elaboração de apreciações estéticas, afetivas e valores éticos.
Qual a sua reação frente ao texto?
Que reflexões o leitor faz em relação a sua própria vida?
O que pode acontecer a uma família ou a um casal e gere a necessidade de dar uma “pausa” no relacionamento?
Construir coletivamente um debate regrado sobre as questões éticas e familiares levantadas no texto.
TEXTO 'PAUSA' MOACYR SCLIAR
1º passo
- Levantamento de hipóteses a partir da leitura do título (Anotam-se na lousa as hipóteses).
2º passo
· Observação da forma do texto (verso, prosa) e tipos de discurso que apresenta.
3º passo
· Leitura compartilhada – a cada parágrafo lido e compreendido irá descartando as hipóteses apresentadas.
4º passo
· Verificação se alguma hipótese concorda com o texto.
5º passo
· Relacionar o texto fictício à realidade atual.
6º passo
· O aluno fará o registro do conceito de pausa a partir de tudo que foi socializado.
7º passo
Para casa: pesquisar sobre o autor e apresentar na próxima aula
O mais interessante é o levantamento de hipóteses, são tantas possibilidades! Para o leitor é uma festa para os sentidos.
ResponderExcluir